fbpx

Os 5 obstáculos pros baixistas… [Dicas de Estudos]

Fala Baixista!

Tudo bem? Espero que sim!

Acabei de gravar um vídeo pro youtube e resolvi transformá-lo em um pequeno artigo. Tenho certeza que esse assunto poderá lhe ajudar de alguma forma. A ideia aqui é apresentar os 5 obstáculos mais comuns que geralmente atrapalham o bom desempenho dos baixistas em relação aos seus estudos.

Caso tenha interesse em aproveitar, cada dia mais, o seu tempo, aconselho que leia atentamente e principalmente, que coloque as ideias em prática hoje mesmo.

Vamos nessa?

1 – Falta de Motivação

Sem motivação a coisa fica bem complicada! Já parou pra pensar qual o motivo de estar tocando contrabaixo? Pra que você quer ser um baixista? Qual o seu objetivo com isso?

Você pode responder: “Quero tocar baixo pra viajar bastante pelo Brasil” ou “Quero tocar baixo porque adoro sons graves” ou até mesmo “Quero tocar baixo porque meu sonho é tocar no louvor da minha igreja”.

Percebe? Os motivos podem ser variados e isso não importa. O que importa é que você tenha isso claro pra você. Com esse “motivo para a ação” em mente, tenho certeza que sentará para estudar muito mais feliz e com energia.

2 – Acúmulo de Materiais

Você é daqueles estudantes que tem um HD cheio de PDFs e nunca os abre? Ou até mesmo compra um curso online, assiste uma aula e para? Tenha cuidado com isso!

O bom resultado nos estudos depende muito de uma definição clara de qual assunto você precisa resolver no momento. Só assim você conseguirá realmente se aprofundar e consequentemente resolver o assunto em questão.

O segredo de um bom resultado nos estudos é justamente identificar o único assunto mais importante pro momento e focar toda sua energia nele, somente nele.

3 – Falta de Tempo

A falta de tempo é algo que passou a fazer parte de sociedade moderna. Antigamente não se falava muito sobre esse tema. Mas então! O que fazer com isso? A resposta é: arrumar tempo!

Se você realmente quer realizar algo, quer fazer algo que é importante pra você, com certeza, conseguirá um tempo pra isso. Lembre-se sempre da palavra “prioridade”. Tudo que você faz no momento é mais importante que todas as outras coisas que deixou de lado. Então, se você assiste uma série da Netflix enquanto poderia estar estudando baixo, significa que naquele momento a sua prioridade foi a Netflix (Nada contra assistir séries, só digo aqui que temos que estar conscientes do que é prioridade no momento).

Procure acordar mais cedo, ou dormir um pouco mais tarde. Cuide bem do gerenciamento do seu tempo e com certeza arrumará um tempo pro contrabaixo. É tudo uma questão de hábitos. Comece com meia hora por dia. Depois mude pra 45 minutos e com o tempo você não vai querer parar mais.

4 – Falta de Foco

Outro vilão contra os bons resultados nos estudos é a tal “falta de foco”. Nunca antes tivemos tantas distrações para nos atrapalhar. Sim! As distrações nos atrapalham. Se você realmente deseja fazer algo consistente, vai precisar de muito foco naquilo.

Desligue celulares, redes sociais, telefones e tudo que possa desviar sua energia. Entre numa imersão naquilo que for fazer. Sim! Despenda toda a sua energia naqueles minutos, quase sempre “sagrados”, que estiver estudando seu instrumento.

Não menospreze essa dica!

5 – Mensuração de Resultados

E por último e não menos importante é a questão de mensurar resultados. Anote tudo que estiver estudando. BPMs, qualidade da execução e avalie como pode fazer para melhorar.

Só mensurando saberás se evoluiu ou não naquele assunto. Fique sempre atento ao resultado final dos estudos e perceba se hoje ficou melhor que ontem e faça o possível para amanhã ficar melhor que hoje.

Aplique essa ideia de medir resultados e tenho certeza que terá um controle maior sobre a qualidade dos seus estudos.

E aí? Massa?

Se quiser ver o vídeo na íntegra, só clicar abaixo:

Grande abraço e até a próxima!

Raphael du Valle

Baixista, criador do ToqueMaisBaixo e empreendedor musical.

Dúvidas? Deixe uma pergunta para o professor!