Você é um BAIXISTA PULADOR DE ETAPAS?
E aí Baixista! blz? Espero que sim!
Algo que tenho estudado dia após dia é como o conhecimento se consolida para os seres humanos. Já é provado que os nossos resultados estão pautados nos nossos hábitos, logo, temos que cuidar dos nossos hábitos e avaliar se eles estão nos levando a resultados interessantes ou não.
Um hábito muito comum nos estudantes de contrabaixo é o famoso “PULAR ETAPAS”. Muitos baixistas pegam um assunto, praticam um pouquinho e já saem em busca de um novo assunto. Este hábito de “PULAR ETAPAS” tem deixado muitos estudantes apenas no superficial.
Sim. O hábito de pular etapas, ou como diz o ditado popular, pular de galho em galho, tem prejudicado muito o resultado dos estudantes do contrabaixo. Já foi provado que a melhor maneira de realmente conhecer e dominar um assunto, seja ele qualquer, é entrar de cabeça e extrair o máximo que ele pode nos oferecer.
E você? é um PULADOR DE ETAPAS?
Quer aprender uma escala menor melódica sem antes conseguir tocar uma escala maior no braço todo e conhecer tudo que ela pode lhe oferecer?
Quer aprender um lick maravilhoso sem antes conseguir improvisar em uma harmonia com 2 acordes?
Quer fazer aquele riff de slap top sem antes conseguir acompanhar um cantor numa música de 4 acordes?
Entende o que estou falando? Não é um caminho seguro pular etapas. É preciso inteligência nessa hora. É preciso um plano seguro para então, evoluir como baixista.
Lembre-se: os hábitos determinam os seu resultados!
Você quer os resultados de um PULADOR DE ETAPAS e ficar sempre no superficial, na insegurança, na média ou prefere ser um baixista inteligente que resolve os assuntos mais importantes primeiros e cresce de um modo sólido, seguro e musical?
A boa notícia é que esta decisão sempre esteve e sempre estará nas suas mãos, portanto, não jogue fora esse poder.
Você hoje mesmo fazer boas escolhas. Você pode fazer uma auto avaliação e ver no que precisa evoluir. Você pode escolher um assunto e se aprofundar nele.
Tenha coragem e use o dia de hoje pra fazer boas escolhas.
Continue firme!
Abraços,
Raphael du Valle
Dúvidas? Deixe uma pergunta para o professor!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
5 Comentários
Creio sem dúvida que esse é um dos meus problemas, apesar de que na minha região tenho destaque e reconhecimento de ser um grande baixista, mas tenho os pés no chão que preciso me aprofundar e melhorar em muitos fundamentos, curto muito suas matérias e quero ser um aluno e me tornar verdadeiro grande baixista…sem pular etapas….
Opa! Legal Evandro! Conte comigo nessa jornada amigo!
Ótimo artigo, já fui assim por muito tempo e só perdi com isso, não aprendi com profundidades perdi algo precioso que não volta mais,o tempo.Mas agora estou me encontrando,com seu método profissionalismo e humildade no ensinar.Tive a coragem de voltar do zero e tentar fazer o certo dessa vez.Ja está sendo muito bom para mim,porque não me sinto enganado por professores que só pensam no vil metal e nem por mim mesmo por achar que posso aprender tudo sozinho.Vc resgatou tenho a certeza de não só em mim mas em muitos aprendizes a vontade de aprender.A você o meu muito obrigado.
Gratidão pelas palavras José! Tamo junto querido!
Gostei muito do artigo Professor! Parabéns. Muito boa a dica. Estou muito feliz de estar crescendo com vcs.. acredito que com vcs, vou chegar lá!
um abraço do povo aqui do Distrito Federal!