fbpx

EMERSON LEANDRO MADEIRA – O LADO PESSOAL É QUE DIFERENCIA UM MÚSICO DE OUTRO

Nascido em Osasco, região metropolitana de São Paulo, Emerson Leandro Madeira, cresceu no meio sertanejo. Através dos tios, que gostavam de cantar e tocar este ritmo brasileiríssimo, ele tomou gosto pela música. Já trabalhou com vários artistas, entre eles Zezé Di Camargo e Luciano, Inezita Barroso, As Irmãs Galvão, Leo Canhoto e Robertinho.

Atualmente Emerson trabalha com a dupla Marcos e Belutti. Isso tudo ele conta generosamente para o nosso blog. CONFIRA!!

TMBX: Como iniciou sua carreira na música e no contrabaixo?
EMERSON: Em 96 ganhei um teclado do meu pai, e meu tio, que também é músico profissional foi me ensinando algumas coisas. Nesse mesmo ano, já montei uma banda com meu irmão e amigos da escola, com um repertório de música sertaneja do momento, e também músicas dos Mamonas Assassinas. Durou pouco tempo a banda e logo comecei a tocar na igreja, tanto em missa quanto em grupo de oração. Profissionalmente foi em meados de 98 que eu comecei a trabalhar com música, num baile de terceira idade em Osasco, mas tocando violão. Foi lá que me interessei pelo contrabaixo. Durante o baile, ia revezando com o baixista e também aprendendo. Logo comecei a tocar teclado nas noites de São Paulo. Mas o alto preço de um instrumento razoável pra entrar no circuito, me fez migrar para o baixo. Com 300 reais comprei um instrumento que desse pra tocar nos lugares sem maiores problemas, daí nunca mais larguei o baixo. Investi em estudo e em instrumentos para poder evoluir na carreira.

TMBX: Quais os principais trabalhos na área musical que fez e faz atualmente?
EMERSON: Eu trabalhei com muitos artistas da noite em São Paulo. Fiquei por 6 anos na TV Cultura, num programa de música raiz chamado “Viola Minha Viola”. Toquei com a maioria dos cantores sertanejos que fizeram sucesso na música raiz: – Liu e Leo – Zico e Zeca – Pedro Bento e Zé da Estrada – Belmonte e Amarai – as Galvão – Leo Canhoto e Robertinho – Inezita Barroso – Rodrigo Matos e Praiano – Leyde e Laura Etc. Gravei CDs e DVDs da maioria desses artistas, incluindo a cantora Jayne. Toquei com a dupla Adalberto e Adriano, Adriana Faria (ex Barra da Saia) Diego Farias, Otavio Augusto e Gabriel, Yudi (SBT) entre outros. Gravei uma música para Zezé de Camargo e Luciano e um DVD para a dupla Marcos e Belutti. Hoje eu trabalho com Marcos e Belutti desde julho de 2016. Fiz shows no Brasil, Austrália, EUA e Paraguai.

TMBX: Quais suas maiores influências musicais?
EMERSON: Tenho muitos músicos que me influenciaram no contrabaixo: Pedro Ivo, Luis Gustavo, Gabriel Bahlis, Tiel, Boris, Nico Assumpção, Victor Wooten, Marcus Miller, Alain Caron, Maurice Fitzgerald,Vail Johnson.

TMBX: Que habilidades um bom baixista deve desenvolver?
EMERSON: Fora a técnica do instrumento e o conhecimento teórico, acho muito importante a disciplina extra-musical, o comportamento social, porque em um certo nível, o que diferencia um músico de outro é o lado pessoal. A musicalidade já o mínimo que um músico tem que ter.

TMBX: Qual o seu setup?
EMERSON: Eu uso apenas o baixo, sem pedaleiras, sem pré. Atualmente estou com um BBne 2 da Yamaha, um BB 5000ª da Yamaha e um B2 da Tagima, todos de 5 cordas.

TMBX: Que ações empreendedoras você tem desenvolvido na sua carreira?
EMERSON: Confesso que é o meu forte o empreendedorismo. A única coisa que eu faço sem fins lucrativos é um projeto de clipe cover de músicas dos anos 80 e 90 no YouTube. Também faço cover de linhas de baixos de músicas que eu gosto, que posto nas minhas redes sociais e no meu canal do YouTube.

TMBX: Como você vê a iniciativa do Toque Mais Baixo, no ensino online do contrabaixo?
EMERSON: Acho importantíssimo, porque o ensino online ajuda muita gente que não tem muita disponibilidade de sair de casa, ou onde moram não tem um professor por perto etc.

 

Por Vilma Souza

Aluna e Colaboradora do ToqueMaisBaixo

 

Baixista, criador do ToqueMaisBaixo e empreendedor musical.

Dúvidas? Deixe uma pergunta para o professor!