fbpx

Você NÃO PRECISA de 3.000 PDFs, 300 Vídeos ou 30 Cursos!

Olá Baixista! tudo bem?

Cada dia mais estou convencido de que, para se atingir um alto nível como baixista, você não precisa ter milhares de PDFs, centenas de vídeos ou até comprar dezenas de cursos online. Isso não vai lhe ajudar em nada!

A ideia desse artigo é lhe ajudar a se organizar e principalmente mostrar que sim, é possível elevar o nível. O que você precisa é de organização e focar no que é importante.

Agora! Qual é o caminho do sucesso? Como se dar bem como baixista? Qual os passos que você deve seguir para tocar com segurança? Como dominar o contrabaixo?

Temos alguns caminhos e o primeiro é: PRÁTICA

Sem prática e vivência com o instrumento já era!

Como disse agora a pouco: apenas ter métodos, cursos, play alongs, nada adianta se você não senta com o instrumento e toca.

Bom, parece obvio o que estou falando né? Pois é! Mas, muitos estudantes não entendem isso e buscam fórmulas mágicas. Não existe atalho. O que existe é seguir um caminho seguro que é: PRATICAR os ASSUNTOS mais importantes. Simples assim!

Isso faz sentido pra você? Soa bem aos seus ouvidos?

Você deve estar pensando: Mais como saber quais são os assuntos mais importantes? Ou até, como me organizar pra ter resultados sólidos com esses assuntos?

Calma aí que vou lhe ajudar!

Existem 2 categorias de assuntos que deve dominar:

 

1 – Assuntos primários (ferramentas de base)

2 – Assuntos secundários (ferramentas extras)

 

Já parou pra pensar nisso? Veja só que interessante:

 

1 – Assuntos primários (ferramentas de base)

Assuntos primários são aqueles assuntos que você, independente do estilo musical que for tocar, terá que dominar. É o BeAbÁ que precisa estar sólido pra você. Se você menosprezar esses assuntos estará com sérios problemas. É como construir uma linda casa com um alicerce ruim. Com certeza uma hora irá desabar!

Quando eu digo dominar, estou me referindo a ir a fundo mesmo! Nada de ser medíocre (no sentido de mediano) aqui ok?

Os assuntos primários são:

 

Função do Contrabaixo (Se você não sabe a função do contrabaixo e não domina esse assunto, esqueça! Não irá progredir)

Nomenclaturas (É importante que conheça os símbolos mais usados no meio musical. Já imaginou um motorista que não conhece as placas de trânsito? Que desastre!)

Notas no Braço (Parece uma besteira, mas, muitos baixistas não estão confortáveis com isso! Quer se expressar ao máximo? Conheça o braço do contrabaixo)

Timbres (Não adiante estudar assuntos interessantes se você não consegue timbrar bem seu instrumento)

Intervalos (O domínio dos intervalos vão lhe ajudar a se expressar com mais verdade e também compreender alguns assuntos teóricos)

Escalas (As escalas estão por trás de quase tudo na música. Entenda a fundo esse assunto)

Tríades e Tétrades (Dominar essas 3 ou 4 notinhas vão facilitar em muito o seu dia a dia)

Time (Segurar o andamento é também um assunto primário. Toda banda precisa de um baixista que tenha isso resolvido)

Harmonia (Sim! O baixista não usa só tônica e deve dominar o assunto harmônia)

Slap (Podemos considerar o Slap como um assunto primário, afinal, é um grande barato essa técnica)

Técnicas (Estar com a técnica em dia é essencial para conseguir se expressar com qualidade)

Estilos musicais (É importante que conheça o máximo de estilos musicais possíveis. Tenha sempre a mente aberta para o novo)

 

Viu só quanto assunto importante! Como disse anteriormente: você não precisa de 3.000 PDFs. O que precisa é dominar os principais assuntos. Apenas isso. Quando falo dominar, me refiro a conseguir levar isso pra prática. Tocar com maestria todos os assuntos no seu contrabaixo. Se sentir confortável e seguro com isso.

A notícia boa é que, se dominar os assuntos primários, já estarás apto a participar de diversos trabalhos. Te garanto: se realmente ficar amigo desses assuntos, muitas bandas irão querer você como baixista!

 

2 – Assuntos secundários (ferramentas extras)

Os assuntos secundários são aqueles assuntos que vão dar aquele UP no seu som. É como a cereja do bolo! Vale lembrar que, para se dar bem com os assuntos secundários é fundamental que tenha os assuntos primários resolvidos. Ok? Não subestime isso!

 

Cromatismos (Os movimentos cromáticos vão lhe mostrar novos caminhos)

Menor Harmônica e Melódica (2 escalas menores muito famosas capazes de criar sonoridades ímpares nos seus solos)

Modos gregos (Um sistema de desdobramentos de uma única escala. Entenda e toque qualquer tom no braço todo do contrabaixo)

Partitura (A partitura é mais uma ferramenta poderosa. Por ser uma linguagem universal é interessante que leve isso a sério caso queira ser um baixista completo)

Inside e Outside (Um jeito bem interessante de criar melodias)

Postura no trabalho (Você sabe se posicionar nos trabalhos? Aprender sobre isso vai lhe ajudar a transitar melhor no meio musical)

Outros modos de usar a mão direita (Existem outros formas de utilizar a mãos direita. Esse é um assunto que vale a pena estar por dentro)

Pentatônicas (As pentas são escalas de 5 notas. Não deixe de entender e dominar esse assunto)

Mercado de trabalho (O baixista que deseja viver de contrabaixo precisa de criatividade e principalmente estar antenado a todas as possibilidades de mercado)

Escalas exóticas (Você conhece algumas escalas exóticas? É um assunto secundário, porém, importante para se aventurar por novos sons)

Composição (Nada mais legal do que criar suas próprias músicas. Composição: não perca isso de vista)

Estúdio X Ao Vivo (Sabia que quem toca bem no estúdio e em gravações toca bem ao vivo?)

Wow! Fechamos a nossa lista de assuntos primários e secundários. É desafiador, porém, prazeroso criar um artigo desses. Estou nessa busca insana há mais de 12 anos ensinando contrabaixo online. Levo muito a sério esse assunto e não consigo ficar um dia sem pensar nisso.

A minha busca é: Como organizar e entregar um conteúdo otimizado pros meus alunos. Como mostrar a todos que o lance pode ser mais simples. Como motivar meus alunos e pegarem o contrabaixo e estudarem com foco e é claro, direto ao ponto.

Essa busca se tornou parte de mim. Todos os meus esforços diários giram em torno disso: Produzir e entregar conteúdos relevantes e principalmente, que meus alunos consigam aplicá-los na mesma hora.

E pra finalizar esse artigo, tem mais uma frase recorrente nos dias atuais: FALTA DE TEMPO

Sim! Entendo também que muitos possuem pouco ou nenhum tempo tempo. Esse é mais um motivo por estar nessa busca incessante por um conteúdo conciso.

E aí? Acha que é possível se organizar e dominar primeiramente os assuntos primários e depois, com segurança ir para os assuntos secundários?

Caso queira dar essa chance pra você, convido a conhecer o curso O BAIXISTA PRÁTICO! Sim! Dediquei alguns meses na seleção e produção desse material. Juntei meus quase 30 anos de vida de baixista + 20 anos ensinando presencialmente + 12 anos ensinando online e criei esse material conciso e direto ao ponto.

Todos esses assuntos mencionados nesse artigo estão no curso O BAIXISTA PRÁTICO.

Será um prazer contribuir com a sua evolução e mais ainda, uma alegria ver você feliz e seguro com o contrabaixo.

Te vejo do outro lado!

Abração,

Raphael du Valle

Baixista, criador do ToqueMaisBaixo e empreendedor musical.

    1 Comentário

  1. Boa tarde!
    Já sou possuidor e estudante aplicado, do método Baixista Prático.
    Abraço

Dúvidas? Deixe uma pergunta para o professor!