fbpx

Não tenho tempo de estudar! Vou parar de tocar!

Muitos músicos enfrentam esse dilema: Não ter tempo para os estudos. Será que existe uma saída? Vamos falar a respeito nesse artigo.

Vamos imaginar 2 cenários principais.

O primeiro é o caso da pessoa que realmente é muito atarefada. Trabalha muito. Mora longe do trabalho. Fica muito tempo no transito. Sai muito cedo de casa e chega muito tarde.

O segundo caso são pessoas desorganizadas que usam o termo “falta de tempo” para justificar suas falta de responsabilidade. São pessoas que só sabem dar desculpas. Que não assumem as rédeas da própria vida e de seus resultados.

Vamos lá então!

No caso do primeiro cenário, onde realmente a pessoa vive atolada de compromissos, é necessário uma re-organização da rotina. Verificar se não está assumindo compromissos demais ou se está dizendo “SIM” para todas as solicitações das pessoas à sua volta.

O ideal nesse caso é que você separe pelo menos 1 hora por dia para os estudos. O ideal é fazer isso no horário em que está mais disposto. Com isso terás mais energia para estudar. Aconselho que faça isso de manhã. Se preciso for, acorde 1 hora mais cedo. Acredite! Vai valer a pena!

Agora, no segundo cenário onde as desculpas reinam, a única coisa que podemos falar é que o caminho será árduo, não só na música como em qualquer outra área da vida, afinal, não assumir responsabilidades é uma arma perigosa contra sua própria vida.

Se você se encaixa nesse segundo cenário, é crucial que faça uma auto avaliação sobre seus resultados. Aconselho que faça perguntas do tipo:

Estou feliz com meu jeito de tocar?

Estou feliz com minha saúde?

Estou feliz com meus relacionamentos?

Estou feliz com minha parte espiritual?

Sim! É necessário cuidar de todas as áreas e buscar em equilíbrio entre elas. Uma vida equilibrada lhe proporcionará felicidade onde quer que vá e consequentemente, uma vida equilibrada lhe ajudará a ter tempo para os estudos, tempo para o contrabaixo.

E aí, está afim de buscar o equilíbrio ou prefere viver caoticamente sem conseguir realizar os seus sonhos?

Pense com carinho a respeito.

Boa sorte na caminhada!

Abraços,

Raphael du Valle

Baixista, criador do ToqueMaisBaixo e empreendedor musical.

    1 Comentário

  1. Lucio alves
    janeiro 16, 2019

    Artigo massa!abre um leque de reflexão e organização de tempo,além de nós fazer pensar se realmente estamos nos dedicando a aprender com afinco e disposição para alcançarmos nossos objetivos como músicos. Valeu Raphael!

Dúvidas? Deixe uma pergunta para o professor!