fbpx

Aprender a tocar um instrumento musical nunca foi tão fácil

Músicos profissionais, estudantes e hobbystas estão bem amparados no que diz respeito aos conteúdos de ensino online no Brasil. Hoje em dia já é realidade os sistemas de aulas de online de instrumentos musicais para este público. O EAD, sistema de ensino à distância facilitou muito a vida de todos que querem aprender algo novo. Diante de todo o caos das cidades, falta de tempo e de locomoção, os sistemas de ensino online vieram em boa hora para preencher esta lacuna.

O ensino a distância no Brasil, por sua vez, vem avançando ao mesmo passo do aumento da oferta e demanda. Para comprovar o que estou dizendo, o último Censo EAD mostrou que foram oferecidos 25.166 cursos online, entre as instituições analisadas, visto que esse número pode ser ainda maior. Com 79%, a grande maioria dos cursos comercializados no ensino a distância no Brasil são cursos livres. O total dos cursos livres foram 19.873, sendo a maioria (12.475)  corporativo e o restante não corporativos (7.398).

Um case de sucesso no segmento de aulas online de contrabaixo é o ToqueMaisBaixo (www.toquemaisbaixo.com.br) que há 10 anos trabalha com o ensino online de contrabaixo no Brasil. O proprietário e baixista Raphael du Valle diz que, por meio do site ele consegue levar um ensino de qualidade e exclusivo para todas as partes do país por um custo baixíssimo. Com a expansão da internet banda larga pelo país e novas plataformas de ensino online, ficou muito prático e barato aprender um instrumento musical.

A título de curiosidade, o ex-Beatles Paul McCartney, quando estava aprendendo seu primeiro instrumento, atravessava Londres para aprender um único acorde. Imagine a diferença nos dias atuais, onde temos conteúdos de qualidade disponíveis 24h por dia e 365 dias por ano.

Outro benefício do ensino online, são os feedbacks do professor. Diferentemente de canais como o YouTube e Vimeo, nas escolas online de música o aluno consegue ter um professor lhe acompanhando, ou seja, os resultados são muito eficazes e a sensação de ter um professor VIP é muito maior.

O músico Raphael du Valle diz que nesses 10 anos lecionando no ToqueMaisBaixo, centenas de alunos, que levaram a sério os estudos, saíram do zero e chegaram num nível musical muito satisfatório. O músico também salienta que independente de ser online ou presencial, grande parte do sucesso dos estudos ainda depende do empenho do aluno.

Outra curiosidade em aprender um instrumento musical online é a interação com colegas de regiões diferentes do país. Raphael du Valle lembra que no ToqueMaisBaixo é visível este intercâmbio e os colegas de diversas regiões do país e também de outras partes do mundo se ajudam mutuamente.

Este espirito de cooperativismo é mais um item a favor do ensino a distância, afinal, de modo presencial seria muito mais complicado unir pessoas com tanta facilidade.

Então, para quem deseja realizar o sonho de aprender um instrumento online, não faltam opções no Brasil. Escolha o seu instrumento, a sua escola online e não perca o ritmo.

Baixista, criador do ToqueMaisBaixo e empreendedor musical.

    1 Comentário

  1. Realmente o ensino a distância é uma ótima ferramenta para aprendizado e o Tmbx do Raphael Duvalle é ótimo tenho aprendido muito com ele e os materiais que são disponibilizados na plataforma do Tmbx.Parábens!

Dúvidas? Deixe uma pergunta para o professor!